Tem 50 anos é mãe de dois e ama correr: conheça Maria Tereza Anshau

image (2).jpg
Registros ao lado dos filhos e de algumas corridas que participou (Foto: Arquivo pessoal)

Maria Tereza Anshau tem 50 anos, é casada, servidora pública estadual do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Morou até 2013 em Campo Grande (MS), e desde então, vive em Bonito (MS). Tem um casal de filhos: a menina tem 28 anos e o menino tem 14 anos. Com 45 anos, chegou duas vezes em 1º lugar na corrida realizada pelo Tribunal de Justiça.

Hoje, o nosso blog apresenta a vocês essa mulher guerreira, que ama a família e a corrida.

Com quantos anos começou a correr e por que surgiu a vontade? Oficialmente, comecei a correr mais ou menos aos 39 anos. Mas, desde os meus 7 anos já amava correr e adorava as aulas de Educação Física. Gostava também de uma professora chama Renate, que era inglesa, e que me mostrou a prática do atletismo. Eu corria, fazia salto em distância e triplo. Quando participei de um concurso da AGEPEN, tive que treinar para fazer 2km em 12 minutos, então, daí para frente, não parei mais.

Quais foram as principais mudanças de hábito após começar a correr? Quando comecei a correr, meu filho mais novo, que hoje tem 14, tinha 3 anos. E mais casa, trabalho, mercado, fazia o que era possível para dormir no horário, evitar sair na sexta e beber, pois tinha treino longo nos sábados. Procurei ter um tênis bom, próprio para corrida. Com três treinos semanais, me programava para não faltar ou atrasar.

image (1)
Corrida do TJ/MS em que ela faturou o 1º lugar no pódio (Foto: Arquivo pessoal)

Quais foram os pódios inesquecíveis? O 1º lugar nos 5km geral feminino na Corrida do Judiciário, em 2011, realizada pelo Tribunal de Justiça em Campo Grande foi inesquecível, porque minha adversária era uma corredora magnífica, o que me incentivou muito para os treinos. E depois, voltei a vencer a mesma prova no ano seguinte.

Quais foram seus melhores tempos de 5km e de 10km? Meu melhor tempo de 5km não me lembro bem, mas foi em torno de 27 minutos. Nos 10km, fiz 51:21 na Corrida Noturna do Shopping Campo Grande.

Hoje, após algumas lesões, você continua correndo. O que acha que faz com que você nunca desista deste esporte? Tive muitas lesões, por não fazer fortalecimento. E como sempre fui magra, e com pouca massa muscular, acabei por abusar do meu corpo. Mas continuo correndo. Hoje faço fortalecimento, tenho acompanhamento de um fisioterapeuta e comecei a fazer Ioga. Quando não posso correr, pedalo. Mas o que me move, me faz bem, me desestressa, me faz feliz, é a corrida. Não paro, porque é um momento meu. Algo que só eu posso fazer por mim. Não corro como antes, não faço os mesmos tempos que antes. Tenho um processo degenerativo no joelho esquerdo e eu cuido disso. Meu tênis, meu celular, meus fones, meu short e camiseta, isso para mim é sinônimo de vida. A corrida é quando eu penso, reflito, organizo meu dia mentalmente, faço minhas orações.  Ou somente curto a paisagem ao som da minha play list. Parar não está no meu dicionário.

image.jpg
Mais corridas que marcaram sua vida (Foto: Arquivo pessoal)

Qual o recado que você deixa para incentivar as mulheres com mais de 50 anos, com filhos, marido, e trabalho, a calçar um tênis e começar a correr? Meninas, vocês já pariram, choraram, sentiram dores, desencantos, seus filhos cresceram, já passaram por todas as fases, e também já sentiram a força que têm. Há uma mulher aí dentro louca para sair ao sol, e sentir o vento, o calor e a chuva também, às vezes o frio, mas desta vez, é pelo prazer da liberdade, da sensação de busca por si própria, por seus limites, ainda não explorados. Dá um par de tênis de presente para essa mulher e a leve para a rua, para o parque, para a estrada, para a praia, onde você estiver, deixe-a ser feliz, livre, leve e solta. Põe essa mulher para correr. Não vai se arrepender, eu garanto.

(Escrito por @brunamaededoisrun)

Deixe um comentário

