Mãe de 3, com 45 anos, Salma demonstra que é determinada no que faz!

A mamãe Salma Ferreira Leal mora em Cassilândia – MS, tem 45 anos, é farmacêutica, casada, mãe da Vitória (18 anos), joão Otávio (15 anos) e Arthur (7 anos). Ela chegou a pesar 80 quilos e hoje está com 59 quilos. Na época, ela não fez o teste de percentual de gordura. Mas hoje, sabe que está com 18%. Uma frase que, segundo Salma, representa sua vida é: “O nosso sucesso não depende de ninguém, somente de nós mesmos”. Quando criança, Salma sofria bullying, e já ouviu frases do tipo “baleia” e gorducha”.

IMG_7523
Antes e depois

Vamos às perguntas e respostas sobre o estilo de vida desta mamãe.

1. Quando você era criança ou na adolescência, você sofreu com o sobrepeso? Se sim, à época, você praticava algum exercício físico?
Salma – 
Nasci gorda. Nunca fui magra. Antigamente, tínhamos que rapar o prato. Mas sem fiz exercício físico, como jogar bola. Na adolescência, com 14 anos, fui para Campo Grande e entrei para a equipe de Handbol, do Dom Bosco. Joguei por 3 anos, mas sempre fui gordinha, porque não fazia dieta e comia salgados, refrigerantes e doces.

IMG_7527
Filhos

2. Saúde ou estética? Qual foi o verdadeiro motivo que lhe fez iniciar a reeducação alimentar e as atividades físicas?
Salma –
Primeiro lugar a saúde. Mas a estética, é consequência.

3. Radical ou moderado? Tem alguma coisa que entrava no seu prato, que não entrou nunca mais?
Salma –
Radical. Refrigerante eu considero o mal do século.

4. Como é o seu dia-a-dia relacionado à alimentação e aos exercícios físicos?
Salma –
Em relação à atividade física… segunda, quarta e sexta, às 6h da manhã, faço musculação e às 18h, spinning. Terça e sábado eu só faço HIT e abdominal. Quinta corro pela manhã e às 18h participo da aula de Pump. Domingo acordo e saio correndo, sem destino, sem planilha e sem relógio. Já, em relação a minha alimentação, eu sigo exatamente um plano de um nutricionista. De segunda a segunda. Levo minhas marmitas quando saio com minha família, e sei que não terá comida que posso comer. Porque o segredo é não passar fome, mas o principal, comer “comida de verdade”. Sem abrir, mas descascando. A base da minha alimentação é proteína: carne, peixe, frango e ovos. De carboidrato, como arroz, macarrão integral, batata, mandioca, cará, inhame, legumes, verduras, frutas (só no café da manhã) e água. De suplementos, tomo whey protein, BCCA e glutamina. E a partir desses alimentos, eu invento um monte de segredos, pois o segredo é variar.

IMG_7526
Ao lado do marido

5. Durante as gestações, praticou exercícios físicos?
Salma – 
Nas duas primeiras gestações não, porque eu tinha a desculpa de trabalhar muito. Quando engravidei do caçula, com 38 anos, já estava mais saudável. Fiz musculação os 9 meses. Com 3 meses após o parto, voltei à rotina de exercícios. Quando o Arthur fez dois anos, eu tinha 65kg, peso que permaneci por 3 anos. Há dois, resolvi secar mais e baixar percentual de gordura. Hoje, estou com 18% de gordura e pretendo chegar a 15%.

6. Como a corrida entrou em sua vida? Qual é a distância que mais gosta de correr e qual foi seu melhor tempo até hoje?
Salma –
A corrida entrou na minha vida há uns 5 anos, quando resolvi participar de uma corrida em minha cidade. Achei que por fazer atividade física, ia ser fácil. Fui e não corri nem 3 quadras, quase morri. Naquele momento, decidi que nunca mais ia desistir de nada. Na segunda-feira, contratei um professor de corrida e comecei. É muito difícil, mas não desisti. Em 3 meses, corri minha primeira corrida de 5km em 35 minutos. Já corri 10km em 59 minutos. Hoje corro por prazer , a corrida me faz falta.

IMG_7525
Salma com sua filha Vitória

7. Conhece pessoas que se espelham em você para cuidar do corpo e da alimentação?
Salma – 
Minha filha foi morar na Dinamarca. Voltou com 20kg a mais. Em 6 meses, já estava com 18kg a menos. Sempre que posso, convido pessoas para correr comido e ajudo com marmitas.

8. Para finalizar, além de ter força de vontade, o que você pode dizer para as mamães que precisam, hoje, de um empurrãozinho para reduzir medidas e ganhar saúde? Mães, arrumem um tempo para vocês. Ficamos mais felizes, até os filhos percebem isso. Não importa a dificuldade, a chuva, frio, tempo, companheiros. Levante, calce um tênis e não pense, vá. Você não vai se arrepender. O resultado aparece tanto na saúde, como na estética.

IMG_7524
Salma em uma corrida em sua cidade

 

 

Deixe um comentário

