Com 54 anos, Loci correu sua primeira maratona

Meu nome é Loci Marinês Narcizo Gobetti. Tenho 54 anos, sou casada, mãe de dois filhos, Lara e Lucas e vovó do Bento e do João.

IMG_7663.JPG

Em 2004, comecei a correr com algumas amigas da academia. Nosso objetivo era conversar e nos manter “belas e magras”.

Treinávamos terças, quintas e sábados, sempre pela manhã. O treino elaborado por nós era uma festa. Aos sábados então fazíamos o longão (máximo 9km). Após ficávamos conversando durante um delicioso café da manhã.

Em 2008 participei da primeira prova – 3ª corrida feminina. Minha primeira medalha. Já me senti atleta, corredora de rua. Vieram outras corridas. Eu feliz, correndo.

Minha preocupação era de não machucar, lesionar. Então, em 05 de fevereiro de 2013, comecei a treinar com o querido professor, Gilmar Antonio da Penha.

IMG_7664.JPG
Sua primeira maratona..

Agora sim com todo suporte necessário, participava de duas provas mensais, sempre de no mínimo 10km. Em outubro deste ano, fiz a meia maratona de Campo Grande, minha primeira meia maratona, foi o máximo.

E, em dezembro de 2013 corri a tão famosa “São Silvestre”. Dia de muita emoção. Estar na SS, mais um sonho realizado.

Ainda em São Paulo, eu e Gilmar fizemos um pacto: vamos correr uma “maratona”! E será em 2016, na cidade de Porto Alegre, na minha terra. Sim, sou gaúcha!

Infelizmente, o Gilmar faleceu em 2014. Sofri muito com sua morte, sinto falta de seu sorriso, incentivo. Mas por ele e por mim continuei treinando pois tinha uma maratona a minha espera.

IMG_7662.JPG

Nosso grupo de corrida passou a chamar: Assessoria Esportiva RS com orientação dos professores Jonathan e Regina.

Fiz mais quatro meias maratonas, totalizando cinco. Corri mais duas São Silvestre (2014 e 2015), intercalando com algumas provas aqui em Campo Grande.

Em 07/03/2016 comecei a treinar para a 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre.

Foram três meses de muita dedicação, empenho, foco, determinação. Treino de quatro dias na semana, sendo no sábado o temível e delicioso longão. A musculação na academia foi também essencial para proteção e fortalecimento.

Neste período que antecede a maratona, a ajuda e compreensão da família é fundamental, a vida social é deixada de lado e cada noite bem dormida é comemorada na hora da chegada.

Dez dias antes da prova o bichinho “medo” começa te perseguir. Neste momento é hora de relaxar, se entregar e confiar. Tudo acaba bem!

Chegou o grande dia 12/06. Confesso estava nervosa, faz parte. A largada foi as 6:45h com 4 graus de temperatura, sensação de 0 grau, muuuito frio.

A adrenalina chega e a linda viagem tem início. São 7500 corredores comemorando a vida. Impossível conter as lágrimas de alegria, felicidade.

No km 34 senti cansaço e observei muitos corredores também com alguma dificuldade.
Desliguei meu “iPod” e concentrei ainda mais. No km 38 já sabia que iria chegar. E, no km 40 ouvia os gritos das pessoas que comemoravam cada chegada.

No km 41 a emoção tomou conta. Comecei a pensar no Gilmar e também a comemorar nossa chegada. Cheguei como planejei: feliz, emocionada e orgulhosa desta atleta corredora de rua que me tornei.

Uma certeza já tenho: se Deus permitir, em 2017 vou correr minha segunda maratona. Ainda não decidi o local, nem data.

Dificuldades, desafios estão presentes em nossa vida. Para enfrentá-los precisamos fazer escolhas. Eu escolhi a corrida. Nela encontro o equilíbrio, a força e a serenidade.
Sei que não corro só. Em cada km percorrido, Jesus, meu grande e eterno amigo, é minha constante companhia.

Desejo a todos belas e maravilhosas corridas.

7 comentários sobre “Com 54 anos, Loci correu sua primeira maratona

  1. Lembro-me como se fôsse hj qdo iniciei e vc era minha parceira… Sinto muito orgulho pois no início achamos q nunca conseguiríamos chegar a tanto mas olha onde vc chegou!!!!Parabéns e q sua vida seja sempre assim,de determinação,foco e fé!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

