O que colocar na lancheira do seu filho?

Alimentação saudável é uma herança que deve ser passada de geração para geração. Antes, nossos avós, não comiam tantos alimentos industrializados como nossos pais, nós e nossos filhos consomem atualmente. E, infelizmente, sabemos que a alimentação incorreta traz malefícios à saúde.

alimentos

Por isso, comer bem e de forma saudável tem sido tão difundido entre adultos e crianças.

Se seu filho tem problema de sobrepeso ou obesidade, ou ainda, se mesmo magro, já sofre com colesterol ou outras doenças, é necessário consultar um pediatra, um endocrinologista e um nutricionista, para acertar os ponteiros de sua alimentação.

Muitas pessoas confundem o amor que sentem pelos filhos com a necessidade de alimentá-los com tudo o que as crianças consideram uma delícia. “Se você se comportar, te levo para comer um lanche”. Não, a comida não pode ser recompensa para o seu filho. Tem de ser consequência do estilo de vida, assim como tomar banho ou dormir.

Aprendi muito com a nutricionista Débora Soria (@nutrideborasoria) o que o Miguel (meu filho mais velho) deveria comer na escola. Vi que colocava muito carboidrato e pouca proteína, o que ajudava a elevar o ponteiro da balança.

Se você vai levar um pão, para que mandar também um bolo? São dois carboidratos na mesma refeição. Então,  por que não levar 1 fatia de pão integral com atum ralado (pode colocar até um pouco de requeijão light); 1 suco natural (se for laranja, bata com outra fruta, como acerola ou mamão); 1 fruta pequena. Pronto. Isso é suficiente para a alimentação da criança: 1 suco, 1 fruta, 1 carboidrato e 1 proteína.

lancheira_crianca_30290-123013

Outras ideias bacanas, para crianças que gostam, é levar tomatinho cereja com ovinhos de codorna. Meus filhos se divertem!

Enfim, tente cortar, como eu, bolacha doce (incluindo a recheada), sucos de caixinha, refrigerante, salgadinhos, salgado frito, que você já terá feito um grande avanço na educação alimentar de seu filho!

E claro, nunca deixe de procurar um profissional de saúde, que é a pessoa adequada para explicar o que realmente seu filho precisa para ter uma alimentação equilibrada e de maneira saudável.

(Escrito por @brunamaededoisrun)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s