Correr mais longe ou mais rápido?

Hoje decidi escrever sobre um assunto que, com certeza, você já pensou. Há um mês, perguntei ao treinador @dierroarrudapersonal, da equipe de corridas Top Run, se eu conseguiria participar de uma prova de meia maratona no segundo semestre deste ano. Eu recomecei a correr em novembro de 2015, quando decidi emagrecer. E de lá para cá, já se foram 10 quilos.

Pois bem. Naquele dia, ele me respondeu algo que mudou a minha forma de pensar. Ele disse que eu conseguiria, sim, completar uma prova de meia maratona, porém, em um tempo bem maior, e de uma forma bem mais cansativa.

Quando ele me disse isso, lembrei-me de quando decidi participar, em 2011, da São Silvestre. Eu mal corria 5km, e me aventurei a correr 15km. Resultado: intercalei corrida, com caminhada, tive vontade de chorar no meio da prova, e terminei em quase 2 horas, aqueles 15 quilômetros sofridos.

IMG_6964[1]

Realmente. Eu não queria passar por aquilo de novo. Então, acreditando no conhecimento de quem realmente entende das coisas, passei a seguir com mais afinco as planilhas elaboradas por ele. Isso porque ele me disse que o importante seria eu baixar o meu tempo de 5km, para então passar  para o treino de 10km, e assim sucessivamente. E, além disso, forçar demais, sem preparo, corre um risco maior de se lesionar.

Assim, sábado eu consegui correr 7km (longo) em uma velocidade média nunca antes alcançada: 6’18”! Para alguns, pode ser velocidade de pangaré (risos), mas para mim, é quase de um Usain Bolt (risos).

E você, que também está começando a correr, prefere correr mais rápido ou opta por provas mais longas, independente da velocidade?

(Escrito por @brunamaededoisrun)

 

Deixe um comentário